quinta-feira, 26 de maio de 2011

FRUTO ABACATE


ABACATE


O fruto , de tamanho varíavel é uma baga ovóide ou piriforme, medindo até 20cm de comprimento.
Contém polpa verde, finíssima comestível, que envolve a semente, grande e globulosa. Além de uma pequena porcentagem de ácidos, o abacate possui matérias graxas, proteínas, substâncias minerais, óleo pingue, açuúcar, hidrato de carbono, etc.
Com exeção da banana, o abacate tem quatro vezes mais valor nutritivo do que os outros frutos. Emprego: Prisão de ventre, flatulências, pertubações digestivas, gota reumatismo, afecções dos rins, da pele, do fígado, etc. As cascas são vermífugas, sendo também adequadas para o tratamento de hemorragias, desinterias e bouba.
O chá de folhas por sua vez, é excelente diurético, sendo também eficaz nos seguintes casos: nevralgias, dores de cabeça, catarros, bronquite, diarréia, afecções da garganta, cansaço, dispepsia atônica, rouquidão, tosse, disenteria, etc.


Utilidades Medicinais

Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.

Amigdalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro.Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito

Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro.O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco.Duas a quatro xícaras por dia.

Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes.Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel

Diarréia - Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água,for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira

Digestão,distúrbios da - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica

Dor-de -cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça.Convém também tomar este chá

Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles

Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado;acrescentar  mel e tomar em jejum uma colher de sopa.

Sem comentários:

Enviar um comentário