terça-feira, 17 de maio de 2011

FRUTA MANGA




Manga - A manga - fruto da mangueira, árvore frondosa da família das Anacardiáceas originária do Sul da Ásia, hoje cultivada em toda os países tropicais e subtropicais- apresenta uma polpa carnosa, algumas vezes fibrosa, amarela em diversos tons, rica em terebintina, um óleo-resina, e de agradável paladar ao natural ou sob forma de compotas, marmeladas, geléias e refrescos.As mais conhecidas variedades, que apresentam diferenças no tamanho, na forma , no colorido e no sabor, são as seguintes: Manga-espada- Alongada. Achatada dos lados. Permanece verdolenga mesmo após a maturação.Manga -rosa - Arredonda. Lindo colorido amarelo, matizado de rosa. Tamanho variável segundo a região produtora.Manga-bourbon - Mais ou menos esférica. Verde-amarelada.Manga-família- Mais ou menos esférica. Verde- amarelada.Manga-favo-de-mel- Alonga. Intensa coloração amarela. Muito doce.Manga-carlotina - Pequena. Arredondada. Amarelo-esverdeada, com pintinhas escuras,Alto teor de vitaminas C.Manga-coração-de-boi - Como o nome indica, apresenta-se sob a forma de um coração.A manga é uma fruta saborosa e nutritiva, hoje nativa em certas regiões do Brasil.


Utilidades  Medicinais
Anemia - A manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro.
Asma - Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar  morno, com mel.
Diarréia - Tomar o chá dos ramos tenros.
Digestão, distúrbios da - Fazer uma ou mais refeições só de manga.
Dispepsia - Ver digestão, distúrbios da.
Diurese - Comer mangas ou tomar o suco.
Respiratórias, doenças das vias - Xarope de manga: cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.
Sarna - Cataplasma com a goma-resina que se extrai do tronco.
Verminoses - Preparar um decocto dos brotos dos ramos e da amêndoa das sementes, bem triturados, e tomar, em jejum, na dose de uma x´cara de chá, juntamente com suco de limão.

Sem comentários:

Enviar um comentário