quinta-feira, 26 de maio de 2011

FRUTA BANANA



BANANA

Originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América- É uma fruta deliciosa nutritiva medicinal.
É um alimento de alto valor nutritivo. Pena que a maioria das pessoas não sabe como ingeri-la para, na verdade, usufruir de todos os seus benefícios medicinais. Uma banana tem 21% de carboidratos, também é rica em proteínas. Sais minerais: potássio (cada 100 gramas possui 400 mg), sódio, fósforo, cálcio, ferro, silício, enxofre. Vitaminas: A, B1, B2, B5, C e E. Fibras solúveis. Tem uma substância chamada triptofano que, no intestino, se transforma em serotonina. Nesse orgão é que se forma o hormônio, responsável pela alegria e bem-estar. É por isso que a banana é também considerada um antidepressivo natural, desde que ingerida de maneira correta.
Utilidades Medicinais

Anemia - A banana não é relativamente, muito rica em ferro, mas tendo em vista sua boa aceitação, que facilita um consumo liberal, 3 a 5 unidades podem contribuir aproximadamente com 20 a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia.

Asma - Assar a muda pequena da bananeira maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas.Depois espremer para obter o caldo,misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.

Constipação Intestinal - Recomenda-se a banana-nanica( ou banana d'água ou banana caturra).Fazer, em jejum, uma refeição,com esta banana,crua,sem misturar com outros alimentos.Pode-se fazer a "cura de banana"
.
Desnutrição - A banana pode ser incluída no programa alimentar de  convalescentes de desnutrição, haja visto que é alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso incluí-la  na merenda escolar.

Obesidade - Os obesos não devem abusar da banana. É preciso usá-la com regra. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana prata.( 1 ou 2 unidades pequenas são indicáveis).

Paralisia - As doenças neurológicas que levam a paralisias são às vezes tratáveis com vitaminas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas é adequada nesses casos como elemento dietético.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário