terça-feira, 17 de maio de 2011

FRUTA MORANGO




Morango - Como  fruta, raramente há quem não aprecie o morango, seja no seu estado natural, seja preparado em conserva.Antes de ser usado, o morango precisa ser cuidadosamente lavado, o que é indispensável de vários pontos de vista.Os horticultores combatem as pragas dos morangueiros com auxílio de compostos de cobre e outros fungicidas e inseticidas venenosos.E pode haver horticultores não esclarecidos ou inescrupulosos, que reguem suas plantações com água poluída. Dai o grande perigo de tifo, paratifo e outras moléstias contagiosas.Se o morango é de procedência duvidosa, deve ser banhado em sumo de limão, que minimiza o perigo de que estamos falando.Quando necessário guardar o morango por um ou dois dias, pode-se colocá-lo em ligeiras camadas sobre uma peneira e guardá-lo em lugar suficientemente fresco.

Utilidades  Medicinais
Ácido úrico -  Recomenda-se substituir esporadicamente algumas refeições por morango, exclusivamente. Além  disso, convém passar um ou dois dias por semana, na época desta fruta, só com morangos, quando é indicado repouso.
Bexiga, cálculos da - Tomar de manhã em jejum uma colher de sopa de suco de morango puro.
Catarros pulmonares - Proceder como indicado em ácido úrico. Tomar o xarope de morango: cozinhar o suco de morango com mel (metade de cada um) por aproximadamente uma hora. Tomar uma colher de chá de hora em hora.
Diarréia crônica - Tomar o chá das folhas. 
Diurese - O decocto da raiz é diurético.
Febre - Tomar suco de morango.
Reumatismo - Substituir refeições pelo uso exclusivo de morango. Passar um ou dois dias por semana só com morango, quando se deve manter repouso.
Rins, doenças dos - Proceder como indicado em ácido úrico . Pode-se fazer refeições exclusivas de morango amassado com mel.
Verminoses - Proceder como indicado em ácido úrico.

Sem comentários:

Enviar um comentário