quinta-feira, 26 de maio de 2011

FRUTA AMEIXA


AMEIXA

Utilidades Medicinais
Anemia - A ameixa seca é rica em ferro (3,50mg por l00g) e portanto convêm à dieta contra a anemia ferropriva causada por carência de ferro.

Aterosclerose - Incluir copiosamente a ameixa fresca na alimentação. ajuda a prevenir e a amenizar o processo.

Bronquite - Deve - se usar abundantemente a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa e tomar uma colher de sopa de hora em hora.

Constipação intestinal - Tomar a ¨água de ameixas¨: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas e de manhã tomar água e comer  as ameixas.

Resfriado - descaroçar algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moê-las finamente. Acrescer uma colher de sopa deste pó a uma xícara de água quente. Pingar algumas gotas de suco de limão e adoçar com um pouco de mel. Tomar quente.

Tosse - Tomar a mesma preparação indicada em resfriado, aos goles
Temos conhecimento de quatro variedades de ameixa, que são: amarela, branca, vermelha e preta. Seu valor calórico em 100 gramas é: 89, 65, 53 e 42, respectivamente. As ameixas possuem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Sais minerais: potássio 205 mg em 100 gramas, além de fósforo, cálcio, sódio, magnésio, silício e ferro. A fruta também possui hormônios femininos. Fibras (pectina).A ameixa é laxante, anti-inflamatória, diurética, depurativa, alcalinizante e desintoxicante.A fruta é ótima para combater hemorroidas, artrite, gota, reumatismo e nefrite (fruto ao natural como alimento), bem como o colesterol.A ameixa fresca irriga o cérebro, melhora os sintomas da hipocondria. Para inflamações urinárias é melhor utilizar as ameixas-pretas.Quando seca, aumenta a capacidade energética porque passa a conter 50% de açúcares.

Sem comentários:

Enviar um comentário