terça-feira, 24 de maio de 2011

FRUTA GROSELHA

GROSELHA


Fruta de Verão, de reduzidas dimensões. Rica em vitaminas C, B2, B6 e E, a groselha possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio.


COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias, fósforo, água, hidratos de carbono, proteínas. gorduras, sais, vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro.
USO MEDICINAL : A groselha tem propriedades semelhantes ás da framboesa, lhe atribui uma ação descongestionante sobre o fígado.
Gozam de semelhantes ás da framboesa, pois são refrescantes, diuréticas, anti-sépticas, tônicas, dissolventes, laxantes e depurativas. São importantes para a eliminação de certas impurezas miasmáticas do organismo, graças ao potássio que elas encerram.
O suco de groselha, misturado com um pouco de água, é uma bebida proveitosa aos enfermos de febres, dadas as suas qualidades refrescantes e laxantes, bem como aos que padecem de erupções da pele, particularmente de erisipela.
O suco fresco, misturado com água de rosas, em gargarejos, é excelente contra a amidalite e a hipertrofia das amídalas. Afirma-se, até, que com esse tratamento podem ser evitadas as operações. Usam-se 2 colheradas de suco para 1 copo de água de rosas.
A groselha vermelha é excelente para combater as inflamações gastrintestinais e diversas afecções cutâneas.
O suco das folhas tem propriedades antitóxicas : usa-se contra picadas ou mordeduras venenosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário